Youjo Senki (Saga of Tanya the Evil)

Como eu não vou ver muitos animes essa season, vou fazer um post separado de primeiras impressões (anime start!) e depois ir comentando tudo junto conforme me dá preguiça… Ou não. Enfim, sem mais delongas…

pixel-speech-bubble

Youjo Senki foi o anime que mais se destacou nessa temporada pra mim, não apenas o anime em si como a novel que fui checar logo quando saiu o anuncio da adaptação. E acabei ficando bem impressionada com o que encontrei pois achei a arte incrível e a sinopse muito interessante. *aquelas evitando spoilers a todo custo*

c1

Capa do Volume 1 da novel. Olhem que coisa linda.

Youjo Senki (幼女戦記), traduzido como “Crônicas Militares de uma Jovem Garota” e adaptado para inglês como “Saga of Tanya the Evil”, é originalmente uma light novel escrita por Carlo Zen e ilustrada por Shinobu Shinotsuki atualmente com seis volumes e com uma adaptação para mangá ilustrado por Chika Toujou.

Nas linhas de frente de uma guerra há uma jovem menina. Com cabelos loiros, olhos azuis e pele branca como porcelana, ela comanda suas tropas com a língua presa. Seu nome é Tanya Degurechaff. Mas na verdade, ela é um dos trabalhadores da elite japonesa reencarnado como uma pequena garotinha após enfurecer um ser misterioso que se auto-proclama Deus. Essa pequena garota, que prioriza eficiência e sua própria carreira acima de tudo, irá se tornar a criatura mais perigosa dentre os feiticeiros do exército imperial.

Até ai não parece nada muito demais considerando a overdose de animes de pessoas indo para outro mundo onde há conflitos resolvidos com armas/tecnologia mas também temos magia nesse meioMas, os pontos que me chamaram atenção no anime foram:

 A arte

 A opening

A novel

Certo que não é um ponto do anime mas se a história seguir ao menos um pouco parecido, acho que vai valer bem a pena. Para os interessados, vocês podem ler o primeiro volume em inglês aqui.

Mas então, depois de ver o primeiro episódio, qual foi minha opinião? tumblr_inline_mg16ex9kwe1qdlkyg

Youjo Senki teve um primeiro episódio… que não me agradou muito não. tumblr_inline_mg16f1RxCn1qdlkyg Mas reconheço que grande parte se deve ao fato de eu ter muita agonia de episódios introdutórios que só… Dão uma introdução muito resumida do que está por vir. Também foi uma introdução bem diferente da novel, que achei mais peculiar e interessante. Mas overall, ter lido um pouco da novel antes não influenciou tanto quanto eu imaginei que fosse influenciar.

Grande parte do episódio é pautado em moldar nossa primeira impressão da protagonista, Tanya Degurechaff. Logo de cara somos apresentados a uma personagem muito séria, que não mede esforços para concluir as ordens que lhe foram dadas e atingir seus objetivos, independente de seus companheiros mais próximos ou das tropas aliadas que não utilizam magia em batalha. Para Tanya, ordem dada é ordem cumprida e aqueles que não conseguem ao menos fazer isso são inúteis no campo de batalha e dependendo da gravidade de seus atos irresponsáveis ou prejudiciais devem ser prontamente descartados. Fracos, insubordinados e sem serventia não lhe interessam desde que ela possa cumprir sua missão e continuar seu rumo para elevar seu posto, contrastando com todo o exterior adorável de uma menina jovem e bela onde até a voz pode trazer dificuldades em levar a menina a sério.

[HorribleSubs] Youjo Senki - 01 [1080p].mkv_snapshot_07.15_[2017.01.06_23.43.45].jpg

Além de conhecermos a protagonista, somos apresentados a outros personagens secundários mas de forma bem simples também, modelando suas personalidades sem revelar muita coisa. Dentre os que merecem destaque, temos a Visha (Viktoriya Ivanovna Serebryakov) uma garota dedicada e esforçada, aparentemente a personagem contrastante com Tanya que possui um bom coração apesar das circunstâncias e busca garantir a segurança de seus companheiros, bem como a vitória das tropas de seu país. Visha admira bastante Tanya durante o episódio, chegando a chamar-la de uma “fada do campo de guerra” e aparentemente ouve com atenção tudo que Tanya diz, chegando a observar uma breve frase que revela um pouco sobre o passado da pequena garota e que não condiz em nada com sua situação atual, soando deslocado no contexto. Eu quero acreditar que a Visha não é o esteriótipo da garota cabeça de vento por ela se atentar nesse deslize, mas talvez seja apenas um recurso utilizado para atrair nossa atenção para o mesmo. (quase como jogando na nossa cara “Ei, ei, ei, isso foi estranho não? Pois olha essa personagem achou estranho! Será que tem algo errado aqui?!”)

A única coisa que me pertubou forte na Visha foi a mudança dramática no character design que… Sinceramente me dói um pouco. tumblr_inline_mm2wbc3c2h1qz4rgphorriblesubs-youjo-senki-01-1080p-mkv_snapshot_12-42_2017-01-06_23-44-19

Dentro do anime, ela não parece muito deslocada ao lado da Tanya. Ambas possuem olhos enormes e ahoges, apesar dos olhos da Visha terem um aspecto mais de peixe e seus cílios serem bem mais cartoon que os da Tanya. Faz certo sentido se o objetivo foi realçar a personalidade dócil da personagem mas… Ainda assim fica bem estranho se comparado com a LN ou o manga…

3mHJJcS.png

Tanya e Visha na LN, manga e anime.

Olhando assim a situação fica bem pior mas não é algo muito doloroso assistindo. Inclusive dá pra perdoar durante a maior parte do tempo, só determinados momentos que… Bate uma dorzinha mas a gente finge que não foi nada… tumblr_inline_mg16fphsd01qdlkyg Afinal daqui a pouco o plot fica melhor e quase não vai dar pra notar… né?

635916970850635301-873389412_tumblr_static_nervous_laughter.gif

Also, deixando isso aqui. dat eyes man

Veredito final

Youjo Senki não foi tudo o que eu esperei, muito menos tudo que eu me preparei para ver então me senti bem dividida no primeiro episódio. Não foi ruim, mas também não foi excepcional. Consegui assistir e achar interessante o que vi, mas não foi algo que me deixou ansiosa pelo próximo episódio, seria algo mais próximo de um… curiosa? Sim, curiosa para saber qual o rumo que esse anime irá tomar. Como serão lidados certos aspectos do todo abordado na novel como os diálogos, o contexto social dentro de um mundo em guerra, a impressão e o modo como nosso protagonista lida com sua nova vida e seu novo corpo mantendo as lembranças de seu passado. Não tem como abordar tudo isso num primeiro episódio então dentro daquilo que apresentaram, foi satisfatório.

Como mencionei, eu detesto introduções porque acho algo muito desnecessário uma vez que você moldar os personagens ao longo da história mas cada qual com sua preferência e segue aquele ditado. ¯\_(ツ)_/¯

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s